Número total de visualizações de páginas

domingo, 13 de março de 2022

Uma Côdea de Liberdade

 

O vento passou hoje mais cedo e com uma cadência mais forte. Enquanto dormíamos arrancou as flores novas e frágeis das árvores de fruto e as pétalas indefesas das rosas. Delas ficou apenas um vago perfume na memória. Aqui neste lugar começamos a ficar cada vez mais conscientes do inesperado, do ar violento que varre a atmosfera, e uma inquieta ansiedade começa  a apoderar-se de nós como uma tesoura cortando os caules da nossa natureza tranquila.

O Caio disse que podíamos ir viver num lugar qualquer do planeta Terra, onde vivessem apenas umas quantas pessoas. Ali podíamos criar galinhas e cultivar uma horta, acertando o nosso tempo nos ponteiros do sol e pela noite poderíamos contar estrelas até adormecermos tranquilamente protegidos da escuridão.

Mas nada disso se realizou, porque ele morreu, e entretanto também a privacidade humana está completamente vigiada por satélites que nos vêem como galinhas e querem pôr os nossos ovos todos no mesmo cesto.

Enfim, eu continuo a pensar que o homem devia ter uma côdea de liberdade, para poder alimentar a sua personalidade e o seu vazio interior e ser feliz. Mas o mundo confinou-nos às prisões tecnológicas e à alimentação digital.

Felizmente que, ainda não proibiram o meu velho Livro e é nele que me liberto, escutando: "Mas aquele que examina com cuidado a lei perfeita que pertence à liberdade, e continua nela, tornou-se não um ouvinte que facilmente se esquece, mas um cumpridor da obra; e ele será feliz no que faz." Bíblia Tiago 1:21

Sem comentários:

Enviar um comentário